SLIDE SHOW DE LAGUNA-SC

seleção de músicas alternativas... só pra quem curte!!!

centro vista do alto do Morro da Glória

centro vista do alto do Morro da Glória

sexta-feira, 8 de maio de 2009

IPHAN assina termo de compra so Cine Mussi

O documentário Cine Mussi e o Passado foi apresentado durante a solenidade de assinatura do termo de compra do prédio pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) nesta sexta-feira, dia 27, no valor de R$ 812 mil.
O local pertencia à família Mussi, que construiu o prédio na década de 50, tendo como arquiteto Wolfgang Ludwig Rau. Funcionou até 1992, quando fechou as portas. Tem espaço para mil pessoas e 970 metros quadrados.
Recuperar a relação com o centro histórico, de acordo com o presidente nacional do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, é uma missão da sociedade lagunense.
“O Cine Mussi irá voltar a ser o centro de entreterimento, também agregar a coletividade, principalmente a manutenção da memória lagunense”, explicou.
Carlos Mussi, representando a família, emocionado lembrou do sonho lagunense de ter o Cine novamente aberto.
Para o último funcionário do cinema, Otto Siqueira, 74 anos, filmes não tem mais sentido na sua vida, dos modernos, como costuma dizer, assistiu apenas Uma Linda Mulher. Depois de 40 anos respirando e vivendo cinema diariamente, suas lembranças das telas restaram os seus prediletos E O Vento Levou, Casablanca e Marcelinho, Pão e Vinho. “Filmes eram um acontecimento na cidade. A gente passava um novo filme todos os dias. O público colocava a sua melhor roupa para ver seus artistas prediletos”.
O ícone do teatro brasileiro Procópio Ferreira apresentou a peça O avarento, de Moliere.
A atriz brasileira Virginia Lane distribui autógrafos na porta do cinema. Os colégios lagunenses usavam o espaço para formaturas.
Aos domingos depois da missa das crianças tinha o espaço para as crianças. Nas terças-feiras, à noite a sessão para as moças agitava a juventude.
Para o prefeito Célio Antônio, o Iphan teve um ato nobre ao comprar o prédio e devolvê-lo à comunidade. “Esse dia é para ficar na história”, conta.

Projeto de revitalização

Neste ano, o Iphan estará preparando o projeto de revitalização do prédio, que em 2005, recebeu obras emergenciais e teve o telhado, drenagem e partes da estrutura restauradas.
Em 2010, a obra entra em licitação. “A partir daí serão 18 meses para a execução”, explica a responsável pelo escritório técnico do Iphan na Laguna, Ana Paula Cittadin.
A idéia é transformar o local num centro de eventos com cinema, também estrutura para apresentações teatrais, dança e exposições.
Até a entrega à comunidade, o Iphan irá administrar o espaço. “Depois de tudo pronto será discutido quem deverá cuidar e fazer a manutenção do local”, completa Cittadin.

História do prédio
O prédio tombado está situado na avenida Colombo Machado Salles, no centro histórico de Laguna. A reabertura do espaço, que abrigará um centro cultural, está prevista para 2010.
O Cine Mussi teve o lançamento de sua pedra fundamental, em 30 de março de 1947. Foram 3 anos e 9 meses de construção, no estilo arquitetônico "art dêco".
Em 17 de dezembro de 1950, foi sua inauguração, abençoado pelo vigário Padre Gregório Warmeling, logo após, uma demonstração dos efeitos de sua iluminação, composta por 1.800 lâmpadas coloridas. A sessão inaugural teve o filme "A Valsa do Imperador".
Na época Antônio Mussi, deputado da Assembléia Estadual de Santa Catarina, falou em nome dos irmãos.
Até a década de 90, o local funcionou como cinema. Anos depois, um templo religioso e departamento municipal de cultura.

Ações do Iphan no município
O diretor do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, Dalmo Vieira Filho, juntamente com o presidente nacional do Iphan, Luis Almeida, o superintendente regional Iphan em Santa Catarina, Ulisses Munarim, percorreram as obras realizadas pelo Instituto no Centro Histórico. “Temos um plano de revitalização em parceria com a prefeitura. Para valorizar o conjunto arquitetônico da cidade e incentivar a economia do município”, salienta Vieira.
A equipe visitou o antigo prédio da Câmara de Vereadores e a praça Vidal Ramos que estão sendo restaurados.
Também as intervenções prontas como o Clube União Operária e a orla da lagoa Santo Antônio dos Anjos.
No próximo ano deverá iniciar a revitalização do Mercado Público, Museu Tordesilhas, Casa de Anita, Biblioteca Municipal, Casa Pinto Ulysséa e Museu Anita Garibaldi.

Nenhum comentário: