SLIDE SHOW DE LAGUNA-SC

seleção de músicas alternativas... só pra quem curte!!!

centro vista do alto do Morro da Glória

centro vista do alto do Morro da Glória

sábado, 9 de maio de 2009

Departamento do patrimônio solicita ao Estado o tombamento do palacete Polidoro Santiago -


Palacete Polidoro foi construído em 1904 O município tombou o Palacete Polidoro Santiago, no bairro Magalhães. Agora, para buscar recursos na revitalização do espaço histórico, o departamento do patrimônio está buscando junto ao estado o seu tombamento estadual.

“O processo é necessário para atrair órgãos públicos e até mesmo instituições privadas para contribuir nas melhorias do palacete”, explica a diretora do patrimônio, Renata Siqueira Martins, que elaborou o projeto de revitalização que irá transformar o espaço em ambiente de pesquisa para estudiosos .

O prédio foi construído em 1904 para servir de residência oficial do administrador do porto de Laguna, Polidoro Olavo Santiago, tem o estilo Belle Époque, suas paredes foram erguidas com barro e óleo de baleia.

No ano de 1934, o exército ocupou o palacete para servir de ponto estratégico de vigilância. O Brasil estava passando por revoluções.

Anos depois, serviu de sede para clubes de futebol amador do município. Na década de 80 foi doado para o asilo Santa Isabel.

“ O espaço precisa ser reconhecido pela sua importância na história e na arquitetura”, explica Renata Martins.

O que é um Tombamento ?

Tombamento é o reconhecimento de um bem material , de valor histórico, cultural, arquitetônico , ambiental e/ou simbólico para uma comunidade , protegendo-o de descaracterização ou de destruição através da aplicação de legislação específica

Nenhum comentário: