SLIDE SHOW DE LAGUNA-SC

seleção de músicas alternativas... só pra quem curte!!!

centro vista do alto do Morro da Glória

centro vista do alto do Morro da Glória

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Laguna... uma cidade com história. II parte

Laguna cidade maravilhosa abençoada por Deus, dona de uma paisagem natural e exuberante. Completou 331 anos no dia 29 de julho de 2007, e 21 anos de Tombamento Histórico. Laguna possui um poligonal de tombamento que compreende aproximadamente 600 edificações, que fazem parte de um dos mais valiosos conjuntos arquitetônicos do país. Com colonização açoriana dos imigrantes advindos das Ilhas de Açores em 1740, aqui incorporaram seus usos e costumes.
Laguna é referência na história Catarinense, por aqui passaram o Tratado de Tordesilhas, firmado entre Espanha e Portugal, o acordo dividiu terras em 1494.
Aqui ergueram-se bases para o movimento Revolucionário Farroupilha, onde os casarios açorianos testemunharam o amor entre a jovem nativa e rebelde Ana Maria de Jesus Ribeiro, e Giuseppe Garibaldi. Ana Maria virou Anita Garibaldi e seguiu seu companheiro nas batalhas tornando-se a Heroína de Dois Mundos. Essa história inspirou inclusive o teatro épico que é realizado na cidade todos os anos, "A República em Laguna", que conta além do romance e das batalhas, os aspectos culturais desse povo.
No Folclore a expressão mais prestigiada é a brincadeira do Boi-de-Mamão, trazida pelos açorianos há mais de dois séculos e meio, em Ribeirão Pequeno, bairro do interior de Laguna é possível assisitir aos Bois-de-Mamão Mirim e adulto tradicional. Lá em Ribeirão é possível ainda hoje ver as lavadeiras na cachoeira, cheias de roupas. O Folclore se manifesta também na dança da ratoeira, cantigas do terno-de-reis, festa do divino e o arco-florido da Ponta da Barra.
A gastronomia possui um cardápio bastante variado e saboroso, pratos elaborados com frutos do mar, camarão ao bafo, frito, casquinha de siri, marisco a vinagrete e tainha na brasa, são exemplos deliciosos da culinária local. A economia é baseada na pesca, no comércio e no turismo. O camarão é um carro chefe, tendo a preferência de muitos, e movimentando o comércio dos carcinicultores locais.
Conhecida por todo seu potencial turístico, histórico e cultural, Laguna tem o melhor Carnaval do Sul, com desfiles das Escolas de Samba no Centro Histórico e muita festa no Mar Grosso. Seu litoral privilegiado, possui 20 praias que distribuem-se de norte a sul com características diversas, um prato cheio para a prática de esportes como o surfe e o bodyboard. Turistas e atletas adeptos das ondas podem escolher a praia de sua preferência.
O Molhes da Barra com 1km de extensão de terra e pedras, possibilita o tráfego de veículos e facilita a prática do surfe e da pesca artesanal. O Farol de Santa Marta inaugurado em 11 de junho de 1891, construído a 28 metros acima do nível do mar é outro paraíso, atraindo turistas de todas as partes. Outra atração é a Pedra do Frade, um verdadeiro enigma, equilibrando-se em curiosa posição com seus nove metros de altura e cinco de diâmetro desperta a curiosidade de todos. A cidade é contornada por duas grandes Lagoas denominadas Santo Antônio e Mirim.
Do alto do Morro da Glória com seus 126 metros de altura é possível ter um panorama geral da cidade. Os "liquinhos", acessórios utilizados na pesca, transformam a Lagoa à noite numa verdadeira cidade flutuante, que pode ser vista por quilômetros. Como se não bastasse a natureza foi além, em Laguna homens pescadores e botos mantêm uma fantástica e amistosa relação. Declarados patrimônio natural do município desde 1997 através de lei, os botos auxiliam na pesca atraindo o peixe até as redes dos pescadores.

Nenhum comentário: